quinta-feira, 3 de maio de 2012

Atividades do mês de Março/2012

01 de março - 2ª Reunião GEPED: Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM) e A Filosofia e Sociologia no Ensino Médio (Itu).

02 de março - Discussão sobre o Observatório Escolar 2012 (Itu)

12 de março - Presença no 11º Prêmio Construindo uma Nação (Instituto da Cidadania Brasil). Escola Premiada: ETEC Rosa Perrone Scavone (São Paulo).






13 de março - 1ª Capacitação Regional - Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM e RETIM) - ETECAP (Campinas).


No dia 13 de março de 2012, na ETEC Conselheiro Antônio Prato em Campinas/SP, dando continuidade ao Projeto do Grupo de Supervisão Educacional – Gestão Pedagógica, realizamos a I Capacitação Regional sobre “Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio – ETIM – Região Campinas 2”, onde reuniram-se os diretores, coordenadores de área responsáveis pelo núcleo de gestão pedagógica e acadêmica, coordenadores de área dos cursos integrados das ETEC´s que possuem ETIM ou o Programa REDE, pertencentes às unidades escolares que compõem a Região Campinas 2 do Centro Paula Souza.


Às 9h inicia a capacitação com a Supervisora Pedagógica Profª Magda Barbosa, onde realizou breve introdução sobre o assunto, comentando sobre a importância da integração nesta modalidade de ensino, falou sobre o trabalho, ciência e cultura, a legislação e fundamentação do ETIM, a necessidade da articulação, a legalidade da transferência de alunos entre os cursos, neste momento os presentes questionaram sobre o funcionamento e a professora Magda explicitou com mais detalhes,  exemplos e opinou que diante ambas as situações que o diretor designa uma comissão para avaliar com detalhes a situação.


Dando continuidade a parte inicial, foram apresentados os pressupostos de uma educação integradora, sobre as diferenças entre a educação tradicional com o perfil dos alunos do ETIM, que há necessidade de metodologias inovadoras, pois a informação está muito mais fácil de ser adquirida, assim o professor precisa estar muito atento a essas tecnologias e administrar melhor a informação.


A professora Magda também ressaltou sobre o desafio do trabalho integrado, que o caminho está sendo descoberto e o primeiro desafio são as relações humanas. E encerrou sua fala com os quatro pressupostos para a organização do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio


Depois o coordenador de projetos Profº Elton Marciano apresentou a pesquisa entre os alunos do ETIM: 2ª Série Informática, 2ª Série de Mecatrônica e 3ª Série de Mecatrônica da ETEC Jorge Street de São Caetano do Sul, onde mostrou o modelo da pesquisa, apresentou os gráficos (no geral) das perguntas fechadas, neste momento, o professor Antônio Carlos Silva (ETEC Bento Quirino) questionou sobre a falta de novas opções para pesquisa, que a mesma foi tendenciosa fazendo com que os alunos mantivessem a opinião sempre no “às vezes” e no “bom”.


O professor Elton também apresentou os gráficos de cada turma referente às perguntas abertas, o mesmo professor citado acima questionou o item “melhor organização dos horários” que não estava bem explicitado, como que o aluno queria a organização do horário das aulas.


Na sequência a coordenadora de projetos Profª Ana Paula Saito Borges assume a apresentação, onde falou sobre as quinze sugestões para o planejamento e execução do trabalho docente nos cursos integrados como: a adequação (metodologia) das expectativas dos professores e alunos, a necessidade de um estudo integral do plano de curso da habilitação específica, sugestão de aplicação de novos indicadores na busca intensiva da satisfação do aluno, realizar reuniões conjuntas, fazer análise dos indicadores já existentes, buscar as necessidades educacionais e sociais da comunidade no entorno das escolas, focar o TCC, planejar uma agenda para que a escola participe de eventos, feiras tecnológicas dentre outros, uma forma de incentivar os alunos ao estudo, envolver todos na utilização do Clickideia e outros projetos como ferramenta de estudo, no ETIM haver horário integrado, no PTD definir as bases científicas na ordem necessária para a parte profissional e fazer novas parcerias com o setor produtivo e realizar visitas técnicas contextualizadas.


Ao comentar sobre o horário integrado das aulas a Profª Maria Antonieta Nardin Franca da ETEC Rosa Perrone Scavone da cidade de Itatiba falou que realiza o horário das aulas integrando o ensino comum com os componentes curriculares da parte específica e que os alunos gostam muito desta organização, tornando o curso mais interessante e menos cansativo.


Para complementar a apresentação do ETIM, a ETEC Polivalente de Americana foi convidada para apresentar uma experiência integradora com o ETIM, os professores Marcos Antônio Salmi e Sandro Valérius dos Santos representaram a escola e contaram sobre suas experiências com o curso Integrado de Informática. O professor Salmi (ex- coordenador pedagógico) mostrou planilhas de controle para garantir a integração entre a base nacional comum, a base científica com a parte específica, o mesmo ficou de passar para a supervisão o material para que seja socializada com as demais escolas da região Campinas 2.


Outra experiência apresentada sobre o ETIM foi da ETEC Benedito Storani do município de Jundiaí, onde o diretor da unidade Profº Eduardo José da Silveira Alvarez falou de uma prática diferenciada na condução do Ensino Integrado em Agropecuária, onde também complementou significamente sobre este estudo.


Depois das apresentações foi realizada uma Oficina Pedagógica no qual os participantes foram divididos entre cinco grupos, receberam a receita (ingredientes e modo de preparo) de um bolo de chocolate, uma lista com todos os componentes da Base Nacional Comum e ao lado para completar os conhecimentos, habilidades, bases científicas necessárias para a elaboração do bolo de chocolate, o curso técnico sugerido foi o de Confeitaria, o componente curricular: Elaboração de pães e bolos e a base tecnológica: Elaboração de Bolo de Chocolate. A Profª Magda conduziu esta oficina, onde cada grupo fez sua exposição, houve discussão e a busca pelo objetivo comum.


Ao finalizar a Oficina Pedagógica a Profª Magda realizou alguns comentários sobre o Programa Rede-Etim (RETIM), as questões mais discutidas foram pedagógicas como: diário de classe, sistema de avaliação, plano de trabalho docente, a dificuldade com a relação interpessoal, a resistência dos professores da E.E, no qual, questionaram muito sobre a questão salarial. De forma geral os professores presentes foram orientados e a Profª Magda comentou que no dia 20 de março de 2012 haverá uma reunião em São Paulo com os diretores e supervisores para fazer a socialização e o alinhamento do Programa Rede-Etim e que as informações serão repassadas.


Antes do encerramento da capacitação foi aberto espaço para sanar dúvidas dos participantes e a equipe da supervisão pedagógica colocou a disposição o email e telefone para eventuais questões que surgirem após o encontro.

Slides da Capacitação do ETIM:





































































Fotos abaixo:

Profª Magda iniciando a Capacitação





Profº Elton apresentando os gráficos da Capacitação

Profº Salmi apresentando seu trabalho da ETEC Polivalente - Americana

Profº Eduardo (diretor) da ETEC Vasco Antônio Venchiarutti - Jundiaí

Oficina Pedagógica






14 de março - Visita as ETEC´s que possuem REDE ETIM
9h - ETEC Bento Quirino (Campinas) - E.E. Carlos Gomes - Administração Integrado ao Ensino Médio.
13h30 - ETEC de Hortolândia - E.E. Profª Hedy Madalena Bocchi - Administração Integrado ao Ensino Médio.

20 de março - Socialização e alinhamento do Programa REDE ETIM (São Paulo)

27 de março - Visita as ETEC´s que possuem REDE ETIM
9h - ETEC Rosa Perrone Savone (Itatiba) - E.E. Iv0ny de Camargo Salles - Administração Integrado ao Ensino Médio.

Magda, Anderson (diretor), Ana Paula e Elton
28 de março - Capacitação Anexo IV - Orientações gerais para monitoramento dos lançamentos de aulas previstas e dadas e acompanhamento do desenvolvimento de competências - Capital 1 e Capital 2


No dia 28 de março de 2012 (4ª feira), na ETEC Martin Luther King em São Paulo/SP, teve início a Capacitação sobre “ANEXO IV - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA MONITORAMENTO DOS LANÇAMENTOS DE AULAS PREVISTAS E DADAS E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS – CAPITAL 1 E 2”, onde reuniram-se os diretores e os responsáveis nomeados para ao preenchimento do Anexo IV pertencentes às unidades escolares que compõem a Região da Capital 1 e 2 do Centro Paula Souza.


Às 13h inicia a capacitação com a Supervisora Pedagógica Profª Magda Barbosa, onde realizou breve introdução sobre o assunto, comentando sobre a importância do correto preenchimento do Anexo IV e da responsabilidade do diretor diante as informações.


Dando continuidade a parte inicial, a Supervisora Educacional Profª Sônia Charpentier inicia sua fala apresentando as Diretrizes Gerais para o Cumprimento dos Currículos dos Cursos de Ensino Médio e Educação Profissional foi apresentada uma introdução sobre as orientações da Cetec as unidades de ensino e o que o Grupo da Supervisão Educacional precisa zelar para que as diretrizes sejam cumpridas. Foi apresentado sobre as diferenças entre reposição de aulas, reposição por claro docente e substituição, muitos professores solicitaram exemplos e questionaram sobre suas realidades. Foi também falado sobre o cumprimento do currículo e o cumprimento da carga horária baseados na Lei Federal LDB 9.394-96 e o que consta no Regimento Comum das Etecs, também sobre a responsabilidade e condições para a reposição e substituição de aula e os registros acadêmicos e administrativos.


A professora Magda assume a apresentação e inicia com a Instrução Conjunta CETEC/UHR Nº 001, de 05/03/2012, fala, primeiramente, sobre o cumprimento das organizações curriculares dos cursos de Educação Profissional e Ensino Médio, o cumprimento de aulas no horário normal das classes e turmas, o que a direção pode autorizar diante a ministração das aulas, a autorização diante a reposição das aulas não dadas, os direitos dos alunos e a legislação trabalhista, a necessidade da elaboração dos mapas de controle acadêmico (Anexo II) das aulas previstas, dadas e repostas, por curso, componente curricular, classe e turma, de periodicidade mensal contendo, os registros das aulas repostas ou ministradas em substituição para fins acadêmicos e de pagamento, a remuneração, a título de reposição ou substituição, o número de aulas trabalhadas pelo professor fora do horário de aula e o que deverá ser encaminhado à URH o Boletim de Dados de Pagamento – BDP para lançamento do sistema de folha de pagamento, os procedimentos quando o docente se ausentar para participar de eventos (reuniões, encontros, cursos de capacitação e outros de interesse da Administração) e a necessidades de deixar disponíveis os documentos a qualquer momento para a consulta da Supervisão Educacional. Neste momento muito questionamento foi realizado e a professora respondeu a todos prontamente.


E para finalizar esta Capacitação o Coordenador de Projetos, Profº Elton Henrique Marciano Dias apresentou a parte Operacional do Anexo IV, ou seja, as orientações gerais para acompanhar os lançamentos do Anexo IV, mostrando passo a passo para o preenchimento correto desta ferramenta de trabalho. Foi apresentado um glossário para esclarecer o que são: aulas previstas (AP), aulas previstas de divisão de classe em turma (APDCT), aulas dadas (AD), reposição/ substituição remunerada, reposição/ substituição sem remuneração, bases tecnológicas/ competências, aulas não dadas (AND), falta repor e os motivos das aulas não dadas (claro docente, falta do professor e outros). E o professor também apresentou situações reais, trazendo as perguntas mais pertinentes realizadas pelos próprios responsáveis durante o preenchimento do Anexo IV.


As dúvidas dos participantes foram sanadas durante as apresentações, na pasta entregue no início da capacitação havia uma folha para preenchimento de dúvidas, que foram recolhidas para serem respondidas por email e a equipe da supervisão pedagógica colocou a disposição os contatos para eventuais questões que surgirem após o encontro.


Slides da Instrução 05/03/2012:


























Slides das Diretrizes:

































Slides da Capacitação Anexo IV:













































Fotos a seguir:

Profª Magda iniciando a Capacitação Anexo IV

Profº Elton explicando a parte Operacional do Anexo IV


Profª Sônia apresentado as Diretrizes





Profª Magda explanando sobre a Instrução


29 de março - 3ª Reunião GEDEP: preparo da Capacitação Regional do Conselho de Classe (São Paulo).

30 de março - Recebimento dos PPG´s

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